Casar pra quê?

Qual a motivação das pessoas para se casarem? Ultimamente tenho ouvido duas opiniões das pessoas casadas sobre isso: “deixa isso pra lá e vai viver uma vida feliz sem marido pra te encher a paciência e desarrumar a sua casa” e “casar é bom, mas não é fácil, é bem difícil, então deixa pra daqui uns anos, curte a sua juventude primeiro”. Parece que casamento é algo quase inevitável, mas que merece ser adiado o máximo possível. Ainda não ouvi ninguém que dissesse: “foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida”! Pode até ser que muitos pensem assim, mas quando pedimos um conselho, parece que os problemas da vida de casado estão mais salientes que as coisas boas.

Então pensei: qual é a motivação de quem namora ou está noivo para se casar? Mesmo ouvindo tudo isso, os jovens insistem em se casarem! Alguns querem a independência dos pais e não vêem condições de fazer isso sozinhos, outros só vão ter sexo depois do casamento, então estão com muita pressa, outros acham que esse é o próximo passo, então, fazer o quê, vamos nos casar!

Será que não são as motivações erradas que tornam os casamentos infelizes? Tudo bem que casar nos deixa independente dos nossos pais, mas nos torna dependente de outra pessoa. As suas decisões, os seus planos, envolvem o seu cônjuge e, por mais parecidos que vocês sejam, em algum momento um ou outro vai ter que desistir de alguma coisa. Sobre a motivação do sexo… bem, nem é preciso dizer que com os anos a atividade sexual diminui até quase ser extinta!!! E se a motivação é essa, o casamento fica bem chato mesmo. Quanto a ser o próximo passo, você tem certeza que quer dar todos os próximos passos da sua vida com essa pessoa?

Você deve estar se perguntando qual é a minha motivação, né! Não é nenhuma dessas! Eu simplesmente odeio ficar longe dele. Nesses dias de carnaval que passamos o dia todo juntos, foi maravilhoso! E não foi porque ficamos namorando o tempo todo, em alguns momentos eu fiquei lendo num sofá e ele trabalhando no outro, ou eu fiquei jogando badminton enquanto ele lia, dormimos na mesma casa, mas não dormimos juntos. O bom desses dias foi sentar depois do almoço e ficar conversando um tempão sobre qualquer coisa, de planos para o casamento a revistas em quadrinho do Wolverine, foi tomar pequenas decisões juntos, tomar café juntos e cuidar um do outro.

Espero não estar enganada quanto as minha motivações, mas acho que querer passar a vida toda com ele já é um bom começo.

“Não há risco maior que o matrimônio.

Mas nada é mais feliz que um casamento feliz.”

(Benjamin Disraeli, 1870, numa carta a Louise, filha da rainha Vitória, cumprimentando-a pelo  noivado)

Anúncios

5 pensamentos sobre “Casar pra quê?

  1. Camilaaa, casar é bom, é MUITO bom!! É dificil? bastante, mas se vocês forem maduros o suficiente para transformar cada briga, cada discussão, cada raiva em aprendizado vocês vão ser muito feliz. Não case pensando em ser feliz, case pensando em fazer o seu companheiro feliz, pq com esse pensamento vc vai ser a mulher mais feliz do mundo. Não existe casamento perfeito, exitem casais que estão dispostos a aprender com o outro. Mas eu te digo casar com o Nei foi uma das melhores decisões que eu já tomei. Tenho certeza que você vai ser muito feliz !! Deus abençoe vocês!! =)

    • Nerissa!!! Adorei receber um comentário assim! Principalmente vindo de você! Acho vocês um casal lindo, que estampa felicidade! Muito obrigada por cada palavra!!! Que Deus continue abençoando vocês e a Manuzinha, que tem se mostrado cada vez mais forte e linda!!!

  2. Camila, não posso dar minha opnião quanto a como é estar casada, mas assim como vc, tbm acho que tudo depende da nossa motivação!
    Que Deus continue abençoando a motivação de vcs, e que ela esteja sempre no altar Dele! E concordo com a Nerissa quando ela diz que casamos para fazer o outro feliz! E imagino que vc tenha isso em mente! =)
    FELICIDADES amiga!!!
    Te amo!

  3. Pingback: Sobre amar e ser amado | Comer, Amar e Decorar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s